Tendências de consumo

Tendências de consumo

O isolamento social levou muitas empresas a migrarem para o meio digital sem entender profundamente como esse estilo de venda funciona. A famosa “gambiarra digital” não foi o suficiente para segurar muitos negócios, porque para concretizar vendas é necessário conhecer esse novo consumidor e quais são as novas demandas.A crise atual não significa congelar os investimentos, mas sim direcioná-los para novos canais e pensar em novas estratégias.

montagem do planeta Terra em forma de coronavírus
A pandemia tornou-se um problema mundial, englobando problemas sanitários e econômicos.

O que o consumidor está fazendo durante a quarentena? 

Além de entender onde o consumidor estar, é preciso saber o que ele faz. De acordo com a Globalwebindex, os novos hábitos do consumidor estão totalmente voltados para os meios digitais e para o entretenimento: 

  • Mais de 50% estão assistindo mais serviços de streaming;
  • Quase 45% estão dedicando mais tempo às mídias sociais;
  • Quase 15% dizem que estão criando e enviando vídeos.

Traduzindo para as redes sociais empresariais, isso significa que o foco agora deve ser em conteúdos dinâmicos, como vídeos e GIFs, que mesclem o comercial com o conceitual. Outro ponto é repensar onde anunciar seus ADs, com os serviços de streaming e vídeo em alta, talvez seja a hora de investir em YouTube ADs, anúncios no TikTok, dentre outros.

Homem de máscara realizando home office com sinal contra o coronavírus
Com o isolamento social a presença online tornou-se ainda mais forte.

O que o seu consumidor espera do atendimento virtual?

Migrar para o digital não significa perder o contato humano. Nesse momento seu cliente espera um atendimento humanizado, personalizado e eficiente. A 17ª edição do estudo “Empresas que mais respeitam o consumidor”, realizado pela SKS CX, mensurou a jornada do cliente e o que ele realmente espera dos serviços online:

Tabela sobre a jornada do cliente e os seus desejos para o atendimento digital
O novo cliente virtual espera muito mais que apenas preço baixo.

O meio digital pode trazer sobrecarga de informações, por isso é necessário estar sempre atento ao feedback dos clientes e propor melhorias o mais rápido possível, caso contrário o consumidor procurará outra empresa dentre as infinitas opções online. 

Quais são as tendências mais fortes para o momento?

Então, agora que você conhece seu cliente é hora de entender como faturar com as mudanças, pois o comportamento do consumidor mudou e a forma de venda tem que se adaptar também. Aqui estão algumas tendências para durante e depois da pandemia: 

  • Crescimento do entretenimento virtual;
  • Streaming: mix entre e-commerce e transmissão ao vivo;
  • Automatização de processos: invista no seu chatbot;
  • Hipervalorização do estilo de vida saudável e da sustentabilidade;
  • Autoaperfeiçoamento por meio de cursos e contatos online com especialistas e mentores.

O que funciona para a sua empresa? Lembre-se a estratégia escolhida deve ser a que mais combina com seu público alvo e com os serviços e produtos ofertados.

Comentarios

comments

Deixe uma resposta

Fechar Menu