Close
marketing empresarial

A nova era do Marketing Empresarial: Dicas para pequenas e grandes empresas

A nova era do Marketing Empresarial: Dicas para pequenas e grandes empresas.

Criar e implementar um plano de marketing empresarial bem estruturado fará com que seus esforços sejam bem direcionados, trazendo resultados dentro do tempo planejado e evitando investimentos errados.

No entanto, é importante ter em mente que o marketing digital está em constante mudança, sendo assim, se faz necessário estar sempre antenado as novidades para não acabar ficando para trás da concorrência.

A nova era do marketing já começou, veja algumas dicas que podem ser usadas dentro da sua empresa, seja ela de pequeno ou grande porte.

Entendendo os conceitos e estratégias de marketing

Mas antes de começar a botar a mão na massa, vamos entender um pouco desse universo?

Não há grandes segredos (que uma boa leitura não resolva) para elaborar uma estratégia vencedora, capaz de posicionar a sua empresa de maneira destacada no mercado.

Mas, antes, precisamos falar sobre o conceito de marketing empresarial e sua importância.

Por ser um conceito amplo, muitas pessoas tendem a ver o marketing de forma genérica, o que acaba limitando essa sua abordagem. A verdade é que concorrentes surgem a toda hora e, se você deseja manter seu negócio ativo e com visibilidade, precisa inovar e se diferenciar.

O objetivo universal das empresas é vender produtos e serviços. Geralmente, isso é melhor realizado quando seu negócio de posiciona onde o público-alvo consegue ver de forma a oferecer algo que resolva um problema ou que ele não possa recusar ou encontrar em qualquer outro lugar.

Para obter essa visibilidade, uma das coisas mais inteligentes que um empresário pode fazer para o seu negócio é investir seu tempo para desenvolver um plano de marketing, especialmente se esse plano faça sua empresa se destacar e sair a frente da concorrência.

Um plano de marketing descreve claramente como você alcançará seus clientes ideais, implementando efetivamente sua estratégia de marketing.

Existem milhares de maneiras diferentes de promover sua empresa. Com a combinação certa de estratégias, você pode se concentrar nas táticas de marketing mais eficazes para sua empresa.

E o que é o Marketing Empresarial?

O foco do marketing empresarial é dizer ao mundo que aquilo que o negócio oferece (e na forma que faz isso) não é mais do mesmo. Outro aspecto importante do marketing empresarial é a capacidade de entregar valor para os clientes, indo muito além das características tangíveis do produto.

Marketing empresarial é um conjunto de ações, sejam elas online ou offline, propostas com o objetivo de impulsionar o crescimento saudável de um empreendimento. É utilizado para captar a atenção de possíveis clientes, manter um relacionamento com os atuais e atender à demanda do mercado.

Como criar uma estratégia de Marketing Empresarial?

marketing empresarial

Existem diversas ações em que sua empresa pode investir para ter um marketing empresarial, dentre as melhores estratégias podemos destacar:

Use as redes sociais ao seu favor

Com a popularização dos smartphones, as redes sociais passaram a fazer parte do nosso dia a dia. É difícil encontrar alguém que não esteja presente em pelo menos uma delas.

Então é essencial que sua empresa também tenha uma presença digital ativa. Isso porque as redes sociais criam um canal de comunicação direta com seus consumidores, facilitando a interação e estreitando o relacionamento com eles.

Além disso, é uma ótima opção para fazer a promoção do seu produto e reforçar o posicionamento e os valores da sua marca.

Conheça bem seu público

É conhecendo bem o seu público que você será capaz de criar ações mais eficientes, capazes de inspirar e fazer os seus clientes desejarem os produtos e as soluções propostas pela sua empresa.

Implemente o Marketing de Conteúdo

O Marketing de conteúdo chegou com força nessa nova era, essa estratégia ajuda a atrair a atenção dos seus clientes de forma espontânea, além disso, o conteúdo produzido pode ajudar você a se posicionar como uma autoridade em sua área de atuação.

Entenda que o e-mail não morreu

Assim como as redes sociais, o e-mail marketing também é uma excelente ferramenta para aproximar o relacionamento com seus clientes. O e-mail pode ser utilizado para divulgar conteúdos novos do seu blog, enviar uma newsletter com notícias, fazer convite para eventos, oferecer descontos exclusivos, etc.

Faça uma boa segmentação do seu público com base em seus interesses e comece a nutrir o interesse deles, você pode aliar essa estratégia com o marketing de conteúdo.

Trabalhe seu Branding

Branding é forma de gestão que agrega valor à uma marca. É a junção de todo um trabalho com o objetivo de deixar esses valores mais evidentes ao consumidor. Por isso é muito importante ter o branding como aliado em sua estratégia.

Tenha metas claras

Não basta apenas ter em mente que quer alcançar o sucesso com sua empresa, é preciso definir onde exatamente você quer chegar. Metas claras de curto, médio e longo prazo irão te ajudar a avaliar se aquilo que você está usando como estratégia está realmente sendo efetivo para seus maiores objetivos.

Blog e Site: vitrines virtuais

O blog é a ferramenta mais importante do Marketing Digital, já que atrai visitantes para seu site baseando-se em seus interesses que são direcionados através do  conteúdo que você oferece.

O blog não serve apenas para atrair visitantes, mas influencia também no processo de compra e educação de mercado. Mesmo que você já tenha um site, pense em ter um blog para auxiliar na sua estratégia de marketing de conteúdo.

Invista em tráfego pago

Essa não é a única solução, mas faz parte de uma boa estratégia de marketing empresarial. Quando você impulsiona um conteúdo, você não está simplesmente jogando seu post para qualquer pessoa.

Você está levando conteúdo ou um produto de qualidade feito especificamente para um determinado público. Você pode estar perdendo ótimas oportunidades se não estiver pensando em impulsionar os conteúdos que produz.

Dê voz aos seus vídeos

Várias empresas têm usado o YouTube como canal de comunicação, conseguindo milhares e até milhões de visualizações em seus vídeos. O seu objetivo principal no Youtube deve ser informar o seu público, da mesma forma que você faz com os seus artigos de blog, os vídeos devem fazer parte do seu marketing de conteúdo.

Aprenda com os concorrentes

Ao procurar maneiras de melhorar seu marketing, olhe para seus concorrentes. Descubra o que eles estão fazendo para atrair clientes. Por exemplo, se você perceber que seus concorrentes veiculam anúncios regularmente no Facebook ou no Instagram stories, talvez seja hora de considerar fazer o mesmo. Você pode ter resultados semelhantes com seus anúncios e fazer com que alguns dos clientes de seus concorrentes venham até você.

Receba depoimentos

Antes de as pessoas comprarem algo, elas frequentemente procuram por avaliações que criem uma boa validação para sua compra. As pessoas querem saber que estão gastando dinheiro em algo de qualidade. E eles querem saber se o que você tem a oferecer é melhor do que o que seus concorrentes têm a oferecer.

Você pode atrair mais clientes recebendo comentários de pessoas que já compraram de você, é importante colocar essas opiniões em vários lugares para que seus futuros clientes vejam.

Você pode adicionar comentários ao seu site na página principal, ou pode ter uma página de depoimentos dedicada. Você também pode permitir que os clientes deixem depoimentos nas mídias sociais. Peça a seus clientes que deixem comentários! Você pode avisá-los com um e-mail ou uma postagem, ofereça até um desconto para quem deixar uma opinião.

Como melhorar o marketing para sua empresa

Se suas estratégias de marketing nunca mudarem, elas podem se tornar obsoletas. Seus concorrentes encontrarão melhores maneiras de comercializar e seus clientes ficarão cansados ​​de você.

Você deve seguir as tendências de marketing para se manter próximo dos seus clientes.

Depois de ler essa post e pensar em algumas ideias para experimentar em sua empresa, comece a criar ou melhorar seu plano de marketing. O marketing é importante e vale lembrar que ele está sempre mudando e novas estratégias surgem todos os dias.

Precisando de ajuda com seu marketing digital? Conte com a gente!

Comentarios

comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Cadastre-se agora e receba GRATUITAMENTE dicas semanais de como alavancar suas vendas utilizando todo o potencial do marketing digital.
Não perca essa oportunidade!
Nós respeitamos sua privacidade.