Close
erros mídias sociais

7 Erros nas Mídias Sociais que prejudicam o seu negócio

Para o seu negócio vender mais e melhor pela Internet, é necessário apenas ter Facebook e Instagram e postar todos os seus produtos nelas, não é mesmo? Errado!

Muitas empresas enganam-se ao acreditar que venderão mais apenas pelo fato de realizarem postagens nas redes sociais. E não percebem que é preciso muito planejamento e estratégia em comunicação para seus conteúdos realmente trazerem resultados em vendas. É por isso que realizam uma série de erros que, com o tempo, mais afastam do que atraem novos clientes.

Hoje vou conversar com você sobre os 7 maiores erros nas Mídias Sociais que prejudicam qualquer negócio online. Vamos lá?

1. Possui um Perfil Incompleto

Nada mais imprudente do que estar nas Mídias Online e não fornecer dados básicos como telefone, endereço e site. Os clientes sentem-se mais seguros quando sua empresa informa esses dados. Você compraria de alguém que não fornecesse seus contatos básicos?

Além disso, as biografias também reforçam a credibilidade de uma empresa. Ao informar a sua história, você demonstra seus objetivos no mercado, seu crescimento ao longo do tempo e porque merece uma chance para aquele cliente em questão.

2. Realiza postagens com imagens em baixa qualidade

Todos os perfis para ser bem apresentáveis devem conter boas imagens. Isso representa atenção, compromisso e zelo para com quem visita as suas redes sociais. O mesmo vale para as imagens de perfil e capas: elas são a apresentação inicial da sua empresa. O velho ditado “a primeira impressão é a que fica”, aqui é muito verdadeiro.

3. Posta MUITO (ou POUCO demais)

A frequência das postagens é um fator relevante para a boa assimilação do seu conteúdo pelo público. É por isso que é importante ter um calendário de postagens, onde você seleciona os melhores dias e horários durante a semana para as postagens da sua empresa, com base em muita análise de engajamento em suas publicações mais antigas e sempre, é claro, de olho na concorrência.

As pessoas ficarão irritadas com sua empresa se você postar muito. Da mesma forma se você postar pouco: as pessoas sequer lembrarão que sua empresa existe. Para você entender melhor esse comportamento, basta observar os perfis de empresas que você segue e observar como se sente em relação a frequência de postagens destes perfis.

4. Não interage com o público

Imagine a situação: você tem um dúvida a respeito de um produto. Você vai ao perfil da empresa e faz a pergunta. Se essa empresa te responde rápido, trata você com atenção e ajuda a solucionar o seu problema, como você se sente? Bem, não é mesmo? Você terá maiores chances de comprar nela.

Agora imagine a situação contrária. Você tem um dúvida sobre os produtos ou serviços da empresa e pergunta isso nas Mídias Sociais dela. Porém, passam-se dias para sua pergunta ser respondida ou, no pior das hipóteses, nem sequer é respondida. Você certamente pensará que aquela empresa não é profissional o suficiente, que não quis ajudar você e que sequer mantém-se presente nas Redes Sociais como deveria. A Internet é uma ferramenta do cotidiano e é preciso que você esteja em contato com o seu público para ser percebido. Isso sem falar na perda de  possíveis clientes com essa atitude.

Além de tudo, também é preciso estar atento aos comentários nas páginas (aquelas que são feitas nas publicações). Para qualquer tipo de comentário, mesmo que sejam de haters e trolls, interaja sempre que possível e nunca fique muitos dias sem respondê-los. Por estar em modo público, uma visão ruim da sua empresa será implantada na mente dos internautas.

O mesmo vale para as avaliações da sua página do Facebook. Pior do que uma péssima avaliação sobre sua empresa, é sua atitude com relação a isso. Um bom Gerenciamento de Crise é fundamental para as empresas que querem consertar seus erros ou esclarecer maus-entendidos.

 

Erros nas Mídias Sociais
Fonte: Sharpspring

5. Demora a responder mensagens

Você bem sabe que no mundo da Internet, tudo é muito rápido. Portanto, quando um cliente entra em contato com sua empresa, deve ser feito o possível para que ele(a) seja respondido o mais rápido possível. Porque para ele perder o interesse e partir para outra empresa (que deu atenção verdadeira e rápida para ele) é bem fácil. Oras, basta clicar em um novo link, não é mesmo?

Então, é preciso ser ágil. Não perca a oportunidade de garantir um novo lead para a sua empresa. Sem falar que o Facebook informa para os acessantes o tempo de resposta que a sua página possui.

Você já percebeu que os perfis empresariais do Facebook informam o tempo de resposta para que a página responda suas mensagens privadas? Quando o próprio site informa que a página demora um dia, por exemplo, para responder as mensagens, isso não se torna nada atrativo para os acessantes.

6. Confunde perfil pessoal com perfil empresarial

Muitos empresários cometem o erro de ter um perfil pessoal para a sua empresa –em geral, com o seu próprio nome profissional– e divulgam os seus produtos ou serviços com isso. Não, a sua empresa não é um indivíduo. É uma empresa. Você deve permitir que ela tenha todas as características empresariais que precisa para estar presente de modo elegante na web e fornecer credibilidade para o público.

 

Erros nas Mídias Sociais
Fonte: Webnet

7. Não contrata profissionais qualificados

Por conviver diariamente com Mídias Sociais, muitos empresários acreditam que podem gerir seus canais de comunicação online sozinhos.

É por esta razão que existem tantos perfis empresariais nas Redes Sociais que não vendem bem. Sabem por quê? Porque nunca possuíram um bom planejamento e estratégias para que seus conteúdos fossem voltados especificamente para o público-alvo em questão. Além disso, não estudam os melhores valores para investir em impulsionamentos e em anúncios, colocando quaisquer valores, sem nenhum tipo de estudo envolvido antecipadamente.

Ter profissionais qualificados na sua equipe, como por exemplo, os profissionais de Comunicação e Marketing, garantirá que você tenha bons resultados não apenas em interação com o público, mas, principalmente, no aumento das vendas.

E aí, você comete algum desses erros nas Mídias Sociais do seu negócio?

Sim? Saiba que você não é o único. Milhares de empresas cometem os erros citados acima. Mas a diferença entre você e elas é que você está buscando melhorar o seu relacionamento com os clientes e agora sabe o quanto você pode estar prejudicando as vendas da sua empresa.

Se quiser a nossa ajuda, é só chamar!

Eu quero um orçamento! ❤

Comentarios

comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Cadastre-se agora e receba GRATUITAMENTE dicas semanais de como alavancar suas vendas utilizando todo o potencial do marketing digital.
Não perca essa oportunidade!
Nós respeitamos sua privacidade.