E-Branding

E-Branding

Muito se fala sobre o Branding, que é um dos nichos do Marketing especializado na construção da imagem da marca, mas o que seria o E-Branding? Esse ramo ainda mais específico é embasado na presença digital das marcas e como construir um engajamento forte nas mídias sociais, que hoje, mais que nunca, é essencial. 

Imagem mostra os diferentes pontos abordados no branding.
O Branding é um conjunto de estratégias que visam melhorar a imagem de uma marca para gerar mais lucratividade.

Branding x E-Branding

O Branding é uma segmentação do Marketing Digital, que compõe um conjunto de ações alinhadas ao posicionamento da marca. O Branding vem como ferramenta de valor para a empresa, pois se preocupa em criar conexões reais entre a marca e o cliente, o que é crucial para que, dentro de um espaço altamente competitivo, sua empresa seja a escolha final do consumidor. Segundo uma pesquisa realizada pela Ana Couto Branding, uma das maiores referências nacionais no ramo, a conexão marca-consumidor pode fazer a percepção de preço mudar: no estudo, 67% dos entrevistados afirmaram estar dispostos a comprar de uma marca que os mesmos se identifiquem, mesmo pagando mais por isso, pois vêem um diferencial ou um valor real na compra. 

Já o E-Branding é a resposta do mercado digital à construção de conteúdo e as vezes é chamada da versão 3.0 do próprio Branding, já que reflete à comunicação online das marcas, que deve ser ágil, interativa e personalizada. No mundo extremamente conectado e instantâneo, o E-Branding trás algumas estratégias para assegurar o engajamento das empresas no meio digital.

Jovem usa o notebook para acessar diferentes opções de anúncio na internet.
O meio digital pode ser bem competitivo, por isso ter uma marca forte é essencial.

Estratégias do E-Branding

A migração para o meio digital trouxe a possibilidade de hiper personalização do serviço de atendimento, o que possibilita maior contato com o consumidor final, mesmo com um menor custo de investimento, quando comparado à anúncios em rádio ou TV. Existem algumas formas, porém, de impulsionar a sua presença online com o E-Branding, como por exemplo:

Diferença entre o preço do Starbucks e de um café normal
O Branding aumenta o valor agregado da sua marca.

Identidade Visual forte

A Identidade Visual contempla todos os elementos estéticos da marca, tais como logos, fontes, paleta de cores, estilo de foto e publicação. O mais importante é manter uma linguagem coesa para que seus clientes possam atrelar à sua marca à uma resposta visual do que sua empresa representa. Uma ótima forma de assegurar essa coesão é desenvolver um manual da sua marca que possa ser lido por todos que fazem parte do time de Marketing. 

Crie uma personalidade para a sua marca

O visual pode ser de extrema importância nas redes sociais, mas seus seguidores esperam mais que fotos bonitas: eles desejam engajamento. Descubra sua voz, o que motiva sua marca, quem é a sua persona. Assim como na Identidade Visual, a voz da sua marca precisa ter coesão, então se seu produto ou serviço é focado para um público jovem é importante que você adeque também a sua linguagem, além de criar campanhas voltadas para esse cliente. 

Logo Appi9

Comentarios

comments

Deixe uma resposta

Fechar Menu