VOCÊ CONHECE O FLUTTER ?

VOCÊ CONHECE O FLUTTER ?

O TAL FLUTTER

O que a nossa equipe de desenvolvimento usa bastante para entregar os trabalhos de qualidade para nossos parceiros é o famoso Flutter, o que domina geral quando o assunto é desenvolvimento de aplicativos. Para quem ainda não conhece, o Flutter é um framework facilitador, do Google, que auxilia no desenvolvimento de diversas aplicações. 

Muita gente gosta de utilizá-lo por conta da otimização dos recursos, permitindo que o desenvolvedor foque na resolução dos problemas de aplicação, deixando um pouco em segundo plano as questões que envolvem a arquitetura e as configurações.

CARACTERÍSTICAS

Podemos descrever suas principais características em 3, que são apresentadas pelo próprio Google em sua comercialização, que são: 

1 – O desenvolvimento rápido: Com a utilização do “Stateful Hot Reload” em conjunto com widgets, faz com que o desenvolvedor consiga personalizar interfaces nativas em pouquíssimo tempo.

2- UI flexível e expressiva: Com uma renderização incrivelmente rápida, resultante da sua arquitetura em camadas o Flutter oferece designs mais expressivos e flexíveis com foco nas experiências nativas do usuário final. 

3 – Desempenho nativo: As diferentes críticas da plataforma são incorporadas pelos widgets do Flutter, como barra de rolagem, navegação, ícones e fontes.

WIDGETS PARA SEU LAYOUT

Indicamos alguns widgets para que você capriche na construção do seu layout, que podem ser vistos como os pilares essenciais do seu projeto. Eles são: 

Stack – Permite a flexibilização de empilhar um filho em cima do outro.

Column – Posiciona os filhos verticalmente, podendo controlar o espaçamento entre eles.

Row – Parecido com o column, porém posiciona os filho na horizontal. Também pode controlar o espaçamento entre os filhos.

Container – Um widget com os atributos básicos, de Margin, Padding, Alinhamento, Coloc, controle de Altura e Largura, sombras e bordas.  

SEU DESENVOLVIMENTO

Para o desenvolvimento de aplicativos no Flutter existem basicamente duas IDEs, uma de Front-ends e outra de back-end, bastando apenas a instalação de um plugin para que fique tudo pronto para você começar a desenvolver. 

O que é conhecido no meio de Front-ends Web é o famoso Visual Studio Code, que ajuda na resolução de problemas e facilita muito no contato e desenvolvimento com o Flutter. E o que é mais conhecido por desenvolvedores Back-end, o Intellij IDEA, que funciona bem tanto com o Android Studio quanto com o Intellij Comunity. Um ponto comum entre eles é o suporte oferecido com, por exemplo, o suporte para Debug e Hot Reloading, que vai aplicando as alterações automaticamente no seu App.

PARAR FINALIZAR

Um aspecto que podemos destacar do Flutter, inclusive da nossa equipe de desenvolvimento é o nível de aprendizagem que o mesmo oferece.  Por ser algo totalmente diferente do que muitos já trabalharam ele inicialmente pode parecer complicado, mas que com o tempo vai se tornando divertido. O que pode complicar é entender o funcionamento do layout, por não envolver uma XML, tanto para Android quanto para desenvolvedores IOS. Porém ele pode parecer mais fácil para quem já tem contato com Web ou desenvolvimento Mobile híbrido, como o React, por exemplo. 

Comentarios

comments

Deixe uma resposta

Fechar Menu