O desconhecido .NET

O desconhecido .NET

O QUE SERIA?

Bem, o .NET não é uma linguagem de programação, como inicialmente você deve ter pensado, mas sim um sistema, podendo ser visto como framework  para ajudar em algumas linguagens, como #C e VB, e que foi desenvolvido pela Microsoft.  Ele integra APIs e bibliotecas, além de ferramentas necessárias para para criar aplicações e sistemas, de maneira multiplataforma, ou seja não restringe-se apenas para ambientes que utilize Windows. 

Por mais que ele apresente alguns benefícios e sua inserção no mercado seja bem aceita ele ainda permanece um pouco desconhecido, não tão popular quanto alguns outros frameworks, bem como a informação de que ele pertence à Microsoft.

O .NET MUAI

Ao se desenvolver em .NET foi percebido a utilização de diversas aparências/interfaces em aplicativos de construção para desenvolvimento em multiplataformas, indo de Android, IOS, Windows e MacOS. Com o intuito de oferecer justamente isso, uma interface de primeira classe que integre todos, surgiu o .NET Multi-platform App, mais conhecido como .NET MUAI.  Ele também pode ser descrito como a evolução do Xamarin, o já antigo kit de ferramentas que auxiliava grandes empresas de programação,  oferecendo opções que também abrangem o universo mobile. 

Simplificando ações para os desenvolvedores, o .NET MAUI suporta, através de uma única pilha, as demandas de trabalho mais modernas, além de possibilitar o controle da interface do usuário com uma simples API multiplataforma, e com os recursos nativos de cada plataforma utilizada, podendo assim culminar em experiências para os usuários sem comprometimento e podendo compartilhar muito mais códigos. 

Feita para o desenvolvedor incluindo sua produtividade e o sistema do projeto ele apresenta as ferramentas de plataforma cruzadas necessárias para os mesmos. Além de simplificar a estrutura de um  projeto que pode ser “repartido” em apenas um único projeto que pode integrar inúmeras plataformas significa que você pode utilizar qualquer destino que você deseja 

E O XAMARIN?

Seus próprios “donos” já se pronunciaram, afirmando que o Xamarin irá fazer parte do .NET não afetando muito os projetos em SDKs enviados, mas que no entanto irão sofrer mudanças nos identificadores de estrutura de destino, nas ferramentas de compilação e nos identificadores de estrutura de tempo de execução, fazendo com que eles sejam utilizados para corresponder a todas as cargas de trabalho do .NET. Entende-se então que o Xamarin em si não irá morrer de vez, mas que integrará o .NET e sofrerá mudanças consideráveis. O Xamarin ainda está recebendo atualizações, e ainda ficará disponível para projetos de menores escalas.

POIS É…

Talvez o .NET não seja tão conhecido por ainda ser relativamente novo, e que com o tempo pode ser que ganhe mais popularidade. De toda forma ele já possui algumas comunidades online que ajudam a esclarecer algumas dúvidas, bem como é receptivo à sugestões e críticas. E você, pensa em aderir ao .NET ou prefere outro framework mumltiplataforma?

Comentarios

comments

Deixe uma resposta

Fechar Menu