Entendendo o Marketplace

Entendendo o Marketplace

Seja ainda mais visionário e empreendedor no universo digital!

Se você é daqueles empreendedores visionários e está em busca de conquistar mais vendas, aqui vai uma dica excelente para você bombar ainda mais em 2021 e nos próximos anos. No mercado virtual, o Marketplace é um espaço (site) voltado para vendas online, com principal característica na compra e venda de produtos de diversas lojas e diversas pessoas. As plataformas mais conhecidas que fazem esse tipo de negócio são Amazon, Americanas, Airbnb, Magazine Luíza, Mercado Livre, Uber, etc.


Diferente de uma loja virtual que tem somente um único dono de negócio, o marketplace armazena muitas lojas, muitos empreendedores e mais poder de escolhas em relação aos produtos. Quer dizer, você pode encontrar produtos iguais, mas com preços diferentes. 

E quais as vantagens e desvantagens?

Sim, no marketplace também existem vantagens e desvantagens, mas é certo que este formato de vender e comprar produtos é bem positivo, seja para o vendedor quanto para o comprador. Vamos lá?:

VANTAGENS

Visibilidade: pelo marketplace, realizar ofertas dos seus produtos e estar atento a cada notificação de clientes interessados neles, garante com que sua loja tenha mais visibilidade e adquira um crescimento maior do que sendo em seu próprio site ou loja física. Pelo “shopping virtual”, o alcance é maior e seu negócio ainda mais visível, já que pela internet, há milhões de pessoas, diariamente, atrás de comprar algo que as interessam. Vale dizer também que a plataforma tem como intuito aumentar o tráfego interno da mesma, logo ela investe pesado em seu marketing, gerando então, confiança e autoridade da plataforma, que talvez, seu produto ou marca não tenha.

Praticidade: sem precisar criar um site do zero, através deste meio, você não precisa se preocupar com layout, design, e assim, obtém mais praticidade e foca mais em suas vendas e novos clientes que podem chegar.

Redução de custos com o marketing: o marketing é sempre importantíssimo, e sem precisar gastar muito, você consegue obter suas vendas através do sistema inteligente da plataforma, que o auxilia a divulgar os seus produtos para diversos clientes que se enquadram no seu nicho específico.

DESVANTAGENS

Altos custos com a plataforma: em qualquer lugar, se você quer ganhar mais, precisa investir mais. Trabalhar em uma plataforma que abriga várias lojas – e possivelmente do seu mesmo ramo -, também vai ser preciso tirar do bolso uma quantia específica e, assim, ter mais visibilidade. Os gastos neste meio podem ser grandes, entretanto pode-se melhor pensar em realizar esses investimentos em momentos de grande tráfego como Black Friday, Natal, etc. 

Controle de experiência do usuário: nem todo mundo é igual ou pensa parecido. Quem garante que as lojas que cada cliente é atendido os tratam perfeitamente bem e entregam seus produtos no prazo certo? Uma desvantagem dessa experiência é que, infelizmente, o marketplace em si acaba tendo uma fama negativa por causa dessas falhas ocorridas entre vendedores e compradores. Nem todo mundo é igual, então fique ciente disso!

Competitividade: não há dúvidas que, com ele, a competitividade é extremamente grande. Muitas lojas lançam seus produtos com preços diferentes, dando essa competitividade e “atrito” entre as lojas para quem fica com o cliente. Claro que a decisão vai de acordo com o comprador, mas para se sair bem da concorrência, é importante que o vendedor tenha estratégias para ser o diferencial dos demais neste shopping virtual. 


De olho nas dicas

Seu perfil se enquadra nas características de ser um marketplace? Se sim,confira as dicas que vamos te dar para vender neste local:

Defina os produtos que serão vendidos: antes de entrar nele, faça uma pesquisa e escolha o que será vendido para o seu nicho específico. 

Defina o seu nicho de mercado: estudar o seu público é muito importante para que, futuramente, você não tenha poucas vendas e  pouquíssimos clientes em um mercado tão difícil de se vender. Se possível, utilize ferramentas como o Google Adwords, por exemplo, para identificar as tendências e os consumidores interessados no mercado.

Escolha a melhor plataforma:busque uma plataforma já feita para dar mais alcance e alavancar seu negócio de forma positiva. Sem se preocupar com layout do site e programadores, por exemplo, com ferramenta já pronta, você se destaca somente na gestão de negócios e na busca por fornecedores.

Seja diferenciado: para ser uma loja virtual diferenciada não basta ter somente a melhor oferta da plataforma. Fazer as descrições completas dos produtos, usar fotos que destaquem da concorrência, atendimento personalizado e presença de marcas garantem que sua loja fique cada vez mais visível no marketplace. 

Invista no marketing: no mercado virtual, utilizar a mídia orgânica e a paga são duas estratégias inteligentes para alavancar suas vendas. Investir com promoções e anúncios nas redes sociais é um ponto positivo para quem quer ser um empreendedor bem sucedido. Então, investir no marketing te ajuda a fechar com os clientes certos de forma mais fácil e eficaz. Se você deseja entender um pouco mais sobre tráfego pago e seus benefícios, fizemos um artigo interessante sobre ele para te ajudar no seu negócio. (Clique aqui).

Então…


Escolher um nicho específico e um produto que dê certo é de suma importância para entrar no marketplace de forma correta. Vale ressaltar também que uma boa estratégia de marketing faz com que sua marca seja diferenciada e visível aos seus clientes deste mercado que, por sua vez, tem milhares de outros concorrentes que produzem o mesmo produto e com preços parecidos. 

Caso necessite de dicas sobre marketing digital ou estratégias de lançamento no mercado virtual para conquistar mais clientes, nossa equipe está à disposição para tirar as suas dúvidas e te proporcionar melhores condições para a sua empresa. 

Comentarios

comments

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Converse conosco