Design UI e UX – Entenda suas diferenças

Design UI e UX – Entenda suas diferenças

O TEMA

Atualmente, com a quantidade de empresas presentes no mercado, tanto no ON quanto no OFF, que pretendem fazer com que seu negócio se destaque é um desafio grande. A atenção do consumidor é retida não apenas pelas condições que são oferecidas, ou pelos produtos/serviços propostos, mas também pela estética em si e sua experiência com a mesma. Aqueles memes engraçados, cores mais vivas, ou até mesmo ícones fofinhos e espaços instagramáveis em eventos podem fazer toda a diferença. Especialistas em tornar tudo mais bonito, interativo e dar aquele toque especial com experiências incríveis, os designers UI e UX entram em cena nesse exato momento, de retenção da sua atenção e te proporcionar um contato mais interessante com algumas mídias. 

UI

Bem, para que não fique um nó tão grande na sua cabeça e seja mais fácil aprender as diferenças entre esses dois tipos de designers, vamos primeiro definir o que é um Design UI. Também chamado de “User Interface”, ou apenas UI. Esse design é responsável por desenvolver o visual e organizar todos os elementos que integrarão o que será visto/palpável. Para exemplificar melhor, podemos utilizar um carro como exemplo de produto final, onde o design UI seria responsável por desenvolver o modelo desse carro, com todas suas características e pensando em cada detalhe para torná-lo único e atraente.

UX

Já os designers UX, ou “User Experience”, são responsáveis pelas experiências dos usuários com a mídia desenvolvida, sempre buscando as melhores estratégias para a interação do mesmo. Continuando no exemplo do carro como produto final, os designers UX, nesse caso, seriam responsáveis por pensar no prazer que o veículo poderia proporcionar, nas experiências de uso advindas do mesmo, podendo, juntamente com o UI, influenciar nas percepções e comportamento dos usuários com o produto. Alguns exemplos fictícios(ou não), ainda usando o exemplo do carro, seriam faróis ajustáveis compostos por drones ou portas automáticas ajustáveis por botões.

DIFERENÇAS

Então, basicamente, é isso! Enquanto o Design UI é responsável pela aparência, em síntese, o Design UX fica responsável por te proporcionar as experiências. Muitas vezes a confusão na hora de definir cada um vem de profissionais com pouca experiência, ou apenas de clientes pouco informados que, ocasionalmente, podem acabar trocando os conceitos, ou então, por serem praticamente indissociáveis, acabam por serem vistos como a mesma coisa.

PONTOS EM COMUM

Embora a atuação desses dois profissionais sejam distintas, é essencial que haja coesão no produto final entregue por ambas as partes. Tanto o designer UI deve desenvolver a parte visual pensando em tudo que se pode integrar, ajudando na interação do usuário, como o designer UX deve pensar nas experiências levando em consideração a parte visual desenvolvida pelo UI. Imagina só um site que possua um ícone de “clique aqui” mas que não leve a lugar algum, ou um aba que pode ser aberta, porém sem a informação para tal ação. Isso não rola! Por isso que a união tem que ser perfeita entre UI e UX, proporcionando um produto final bacana e que agrade a todos.

Comentarios

comments

Deixe uma resposta

Fechar Menu